Compartilhar

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O que são controles internos?

Uma das funções administrativas, o controle, é de vital importância para as empresas. Independente do porte, sem ele, não há como verificar o bom desempenho dos recursos e avaliar a necessidade de ações corretivas quando necessárias.


O que é controle interno?
"É o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas necessárias para resguardar os ativos, verificar adequação e oferecer suporte para que sejam produzidos dados contábeis confiáveis. Serve também para ajudar a administração a gerenciar adequadamente os negócios".
Objetivo do controle interno é evitar fraudes, erros e ineficiências. O controle interno serve para verificar se os funcionários estão seguindo o manual de procedimentos internos e apurar responsabilidades. Para que o controle seja efetivo, é necessário identificar necessidades de atualizações ou definição de novos controles. 

Exemplos de rotinas contábeis que demandam controles internos:
-  Relacionados a conferência, para cálculos trabalhistas e tributários.
- Controles físicos sobre ativos, para bens do ativo imobilizado, estoques e dinheiro em caixa.

Exemplo de controles internos para as rotinas administrativas: 
-  Análises de lucratividade por linha de produtos;
-  Análise das variações entre orçado e realizado;

O sistema de gestão irá auxiliá-lo para realização de diversas rotinas, mas durante o processamento desses registros, os setores (faturamento, financeiro, pessoal, contabilidade) devem adotar a melhor forma de controle que é determinada pela Administração. 

Para o setor contábil, um exemplo de formalização, é usualmente uma planilha eletrônica como o Excel, para conferência de cálculos das provisões trabalhistas e apuração de impostos, para posterior confronto com o sistema de gestão. 

Para o setor financeiro, a assinatura do gestor responsável é usualmente o controle para a aprovação/ autorização de pagamentos a fornecedores. É claro que condicionada a apresentação de documento fiscal e contrato, bem como da evidência do efetivo recebimento do produto ou serviço e se encontram-se em boas condições de qualidade. É importante formalizar através de uma "ordem de compra", seguir a política de aprovação de orçamentos para fornecedores.

As empresas que contratam auditores independentes, já conhecem a importância dos controles internos para identificar e corrigir distorções nos saldos contábeis. O auditor irá avaliar os controles relacionados as demonstrações financeiras, para que eles emitam opinião sobre as demonstrações financeiras.

Se você acha que seus amigos também gostariam de ler este artigo, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito.

Muito obrigado por nos acompanhar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário