Compartilhar

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O profissional contábil e o código de ética

Atualmente, vivemos um momento de forte questionamento dos valores e moral na política. Mas, pequenas atitudes no dia a dia de qualquer cidadão, podem ser consideradas similares a de quem não atua de forma digna, que nosso país tanto precisa e merece.

O código de ética, foi aprovado pela Resolução 803/96 do Conselho Federal de Contabilidade, onde são indicados os "mandamentos" que o profissional da área contábil deve seguir.


Por que este tema é importante?

Porque o momento que vivemos exige esta reflexão. Por exemplo, procurar o bom serviço a um valor justo. Algumas empresas estão em dificuldades, o que não significa que seja ético oferecer serviços com a finalidade de "reduzir seus custos com honorários".

Para justificar, citamos alguns artigos da já mencionada Resolução:
Com relação ao bom: "É um dever exercer com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo de dignidade e independência profissional".
Com relação ao valor justo: "Fixar o valor dos serviços, por contrato escrito, considerando a relevância, o vulto a complexidade e a dificuldade do serviço a executar, bem como o tempo necessário para realização". "É vedado ao profissional oferecer ou disputar serviços profissionais mediante o aviltamento de honorários ou em concorrência desleal".
Me permitem um comparativo? Alguns anos atrás surgiu um movimento de apoio as empresas que divulgavam ações de Responsabilidade Social, não é mesmo? Estas empresas conquistaram a atenção de um público consumidor, que se identificava com estas ações e preferiam comprar destas empresas, dentre outros motivos, pelos benefícios que proporcionavam à sociedade.

Da mesma forma, espero que os empresários tenham preferência pelos bons profissionais. Os que são éticos e competentes, porque trata-se de uma responsabilidade que merece estar em boas mãos. Seria uma "seleção natural", onde aqueles que desprezassem a importância da ética, ficariam sem mercado.

Aos contadores, o comprometimento e o zelo com o prestígio da classe e do código de ética, representa respeito com os colegas de profissão. Isto é importante porque merecemos reconhecimento e valorização.

Aos colegas estudantes, que não se desviem dos princípios e valores. Adotem a boa prática profissional, que lhes foram qualificadas pelas instituições de ensino em sua formação acadêmica.

Se você acha que seus amigos também gostaríam de ler esta matéria, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito.

Um forte abraço e até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário