Compartilhar

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Quero abrir minha empresa, como constituir?

A burocracia para constituir uma empresa, dificulta a agilidade na abertura. Normalmente, leva  mais de 30 dias até que seja concluído todo o processo. Siga o passo a passo.

Agradeço pelas 600 visualizações do blog, já no primeiro mês. Em breve, mais novidades sobre este tema, continue nos acompanhando.





Da ideia até o início da atividade, há muitas etapas a serem seguidas. Definir o local de atividade, o montante necessário para compor o capital social, entre outros. Não estamos abordando neste tema, como abrir como abrir o Micro Empreendedor Individual (MEI), que tem algumas particularidades. 


Mas afinal, por que é demorado abrir uma empresa e iniciar as atividades? 

1) É necessário formalizar uma consulta comercial na prefeitura, para ver se é possível exercer a atividade no local e aguardar o deferimento. 
2) Fazer uma consulta do nome empresarial na Junta Comercial do Estado.
3) Elaborar o contrato social e registrá-lo na Junta Comercial. 
4) Transmitir o pedido de inscrição do CNPJ.
5) Se tiver atividade comercial ou industrial, será necessária a Inscrição Estadual. Ou se for prestador de serviços, a Inscrição Municipal.
6) São exigidas taxas municipais que dependem da atividade, como por exemplo: Vigilância Sanitária. 
7) São exigidas taxas estaduais. Citamos: Pagar e aguardar a vistoria Corpo de bombeiros e IAP (Instituto Ambiental do Paraná). 
8) Há ainda possibilidade de alguns processos ficarem em exigência, o que resulta em retrabalho e aumenta o tempo de espera.
9) São frequentes as visitas ao cartório, para cópias autenticadas e em certas ocasiões, reconhecimento de firma. São solicitados vários documentos.

É claro que houveram esforços e avanços nos últimos 10 anos, como por exemplo o "coleta online" e o "cadastro sincronizado" da Receita Federal. Mas o ponto principal, é que a sociedade precisa e deseja muito, serviços públicos de qualidade. Que sejam viáveis e ágeis. O interesse na qualidade do serviço público não é exclusiva do empresário quando decide formalizar sua atividade, mas de todo cidadão. Há outras carências: no ensino, segurança, saúde, entre outros. Afinal, a empresa é uma das principais fontes de arrecadação para o governo, não é mesmo?

Se você acha que seus amigos também gostariam de ler esta matéria, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito. 


Um forte abraço e até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário