Compartilhar

sábado, 30 de julho de 2016

Controladoria para Pequenas e Médias Empresas. É possível?

Que a Controladoria é essencial para uma boa gestão, as grandes empresas já sabem a muito tempo. Mas, para a realidade das pequenas e médias, é possível?

Quero agradecer pela leitura do artigo anterior "Você sabe se a sua empresa está dando lucro?". De certa forma, este artigo é uma continuação.
Boa leitura!



O que é Controladoria e para que serve? 

É o órgão administrativo responsável pela gestão econômica da empresa, que visa a eficácia. Importante esclarecer que eficácia tem como principal medida, o lucro. O foco da Controladoria é otimizar resultado e criar valor para o acionista. Sua principal função é justamente esta: oferecer apoio aos gestores em todas as etapas do processo de gestão (planejamento, execução e controle).

Como justificativa para o tema proposto, vamos dividir alguns argumentos em três grupos: 

a) Conheço empresários que são capazes de aplicar estes conceitos, devido a sua formação acadêmica. Mesmo que a empresa seja considerada de pequeno ou médio porte, produzem análises excelentes. Vale ressaltar que, embora hoje seja considerada como pequena ou média empresa, com esta visão certamente será grande no futuro e talvez até "um case de sucesso". Eles são capazes de assumir a responsabilidade que normalmente seria do Controller, mesmo com uma equipe pequena.

b) Outros, por algum motivo, não dão importância até mesmo para apresentar adequadamente para a contabilidade os documentos comprobatórios necessários para que sejam providenciados os registros contábeis. Que são inclusive de seu interesse e responsabilidade. A área contábil não é a única a sofrer com a falta de reconhecimento da sua importância, pois outras profissões também não são valorizadas como deveriam. Mas acredito que a maioria concorda que desta forma fica muito difícil gerenciar a empresa, não é mesmo? 

Deixando claro que entendo as razões, as necessidades e as limitações do pequeno empresário e não estou desqualificando o seu esforço. Pelo contrário, ele deve ser reconhecido pela contribuição para a sociedade. Quero lembrar dos desafios que supera diariamente, como empreender em um país com uma das maiores cargas tributárias do mundo, com forte concorrência, em crise, entre outros. São estes motivos que me fazem acreditar que a Controladoria pode ajudar e muito também as pequenas e médias empresas.

c) Algumas multinacionais, possuem mais recursos financeiros e mesmo assim, não são perfeitas. No entanto, reconhecem a importância da Controladoria para suas operações. O que as ajuda muito a ficarem cada vez maiores e mais competitivas. 

Portanto, que interessante seria valorizar o processo de gestão das Pequenas e Médias empresas para o nível das grandes. Desenvolver a cultura e utilizar a Controladoria para orientar decisões. Para que isto seja possível, conte com profissionais experientes, como administradores e contadores.

Se você acha que seus amigos também gostariam de ler esta matéria, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito. 

Forte abraço e uma boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário