Compartilhar

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

As Demonstrações Financeiras

Para que o leitor tenha um perfeito entendimento sobre nosso tema de hoje, que será sobre "As Demonstrações Financeiras", existem algumas obrigatoriedades que dependem da forma que foram constituídas: se "Sociedade Anônima" ou "Responsabilidade Limitada". 
Entenda como deve ser a estrutura completa das Demonstrações Financeiras e para que servem.




Para que servem as demonstrações financeiras?

Servem para atender a necessidade de informação dos usuários, sejam eles internos ou externos. Refletem a real situação patrimonial e financeira da entidade em um determinado momento, de acordo com os Princípios de Contabilidade. 


São elaboradas no final de cada exercício social, trazem informações do exercício atual e do exercício anterior, permitindo assim sua comparabilidade.

Imagine o gerente financeiro da sua empresa negociando um empréstimo com o gerente do banco. Quais informações normalmente seriam solicitadas para que ficasse ciente da real situação patrimonial e financeira da entidade? As Demonstrações Financeiras, assinadas pelos administradores (sócios) e contabilistas legalmente habilitados. 


Alguns conceitos sobre a estrutura completa da Demonstrações Financeiras:

1) O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, representa o conjunto de bens, direitos, obrigações e o Patrimônio Líquido. Apresentam-se no lado esquerdo o Ativo (bens e direitos). No lado direto, o Passivo (obrigações) e o Patrimônio Líquido.

2) A Demonstração do Resultado do Exercício. Nesta demonstração são representadas as receitas, custos e despesas incorridas, por competência. São encerradas no final do exercício social e seu resultado (lucro ou prejuízo) transferido para conta específica no Patrimônio Líquido, no Balanço Patrimonial.

3) A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, serve para indicar:
O saldo de lucros ou prejuízos no início do período; 
As reversões de reservas e o lucro do exercício;
As transferências para reservas, dividendos, a parcela incorporada ao capital e o saldo no fim do período. 
Poderá ser incluída na Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.

4) A Demonstração do Fluxo de Caixa. Indica as alterações ocorridas durante o exercício no saldo em caixa ou equivalentes de caixa. Apresenta-se em dois métodos: direto ou indireto.
Deverá apresentar os fluxos de operações, financiamentos e investimentos.
Dispensada para Sociedades Anônimas de capital fechado, cujo Patrimônio Líquido seja inferior a 2 milhões de Reais.

5) Se companhia de capital aberto, deverá elaborar a Demonstração do Valor Adicionado, ao invés da Demonstração do Fluxo de Caixa. Serve para indicar a riqueza gerada pela companhia e sua distribuição para empregados, financiadores, acionistas, governo e também a parcela não distribuída.

6) As Notas Explicativas servem para:
Apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações; 
Divulgar informações exigidas pelas práticas contábeis adotadas no Brasil;
Fornecer informações adicionais necessárias para uma apresentação adequada. 

Há necessidade de publicação e contratação de auditoria independente por profissional registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para as Sociedades Anônimas e "Sociedades de Grande Porte". Conforme dispõe o artigo 3° da Lei 11.638/07, são aquelas que auferiram no exercício social anterior, receita bruta anual superior a Trezentos Milhões de Reais ou ativo total superior a Duzentos e quarenta milhões de Reais.

Agora que você já conhece a estrutura completa das Demonstrações Financeiras e para que servem, entende a importância de acompanhá-las. Utilize seus seus controles internos, para evitar distorções relevantes e interpretações equivocadas sobre a situação patrimonial e financeira da entidade, transmitindo assim credibilidade e responsabilidade aos usuários destas informações.

Se você gostou de ler este artigo, por favor indique aos seus amigos. Apreciaria muito.

Um forte abraço e até a próxima semana!





Nenhum comentário:

Postar um comentário