Compartilhar

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Você prefere ser funcionário ou empresário?

Você prefere ser empresário ou funcionário? Desenvolver produtos inovadores ou continuar com seu emprego de carteira assinada?


1) Para o funcionário:

Estabilidade:

Atualmente os empregos não são mais "vitalícios" como décadas atrás, não é mesmo? Está ficando cada vez mais raro encontrar funcionários com 10, 15 ou mais anos de empresa. Se atuar sempre no mesmo cargo, cumprindo a mesma função e se não buscar novas habilidades, o mercado de trabalho pode interpretar isto como "acomodação". Trocar muito de empresa, também não costuma ser visto com bons olhos pelos recrutadores e diretores.

Ao decidir ser funcionário, pode ser necessário procurar oportunidades profissionais nos sites das Agências de Recursos Humanos algumas vezes. Participar de testes, dinâmicas e entrevistas em processos seletivos longos e cada vez mais criteriosos. Estar preparado para estas situações. Saber mostrar suas habilidades e qualificações, contar sobre sua trajetória profissional. Argumentar porque a sua contratação será uma boa escolha. Convencer os recrutadores de que será capaz de gerar os melhores resultados.

Rendimentos e benefícios: 

Uma carreira sólida leva muitos anos para ser construída. Conquistar o tão desejado aumento salarial pode ser um processo lento, mesmo nas empresas que possuem um plano de carreira. Independente dos seus objetivos profissionais, trabalhar em uma grande empresa, ter reconhecimento ou simplesmente a recompensa financeira pelo seu trabalho. 

Muito além de considerar todos os descontos referentes ao Imposto de Renda e ao INSS, é a segurança que o dinheiro sempre estará na sua conta bancária.  Contar com benefícios como 13º salário, férias, FGTS e outros como vale alimentação e plano de saúde. 

É comum atingir um nível onde tudo parece estar estagnado, não é mesmo? Tudo o que você precisa fazer é cumprir suas funções e responsabilidades. 


Transição para Empresário: 

A adaptação nesta fase de transição de funcionário para empresário exige. Seu almoço é você quem paga, combustível para deslocamento, aluguel, internet, luz, sistema de gestão, entre outros. Tudo isto deve estar previsto quando definir o seu preço

Pensar sobre o público que pretende atender, estudar a concorrência, qualificar fornecedores, escolher os equipamentos mais adequados. Buscar aperfeiçoar habilidades relacionadas a decisões. Quem fazia isto antes era seu chefe, a partir de agora será você. Avaliar bem os prós e contras. Se você pensa em abrir uma empresa, certamente deverá comparar os ganhos em relação a um salário registrado em carteira. Deve levar em consideração que podem ter momentos bons e outros ruins, em termos de faturamento. O ideal é formar reservas para suportar os momentos mais difíceis.

2) Empresário:


A experiência torna-se muito agradável quando você alcança resultados melhores do que os da época que era funcionário. Por representar sua própria marca. Por saber assumir riscos e superar os desafios. Buscar clientes e mantê-los satisfeitos.

Se for empresário descobrirá que as formas de remuneração podem ser atrativas em relação ao pacote de benefícios que você tinha quando era funcionário. Tome cuidado com os 4 sinais que indicam que você pode estar falindo sua empresa. (Veja nossas dicas para não correr esses riscos.)

Ressaltamos a importância do planejamento tributário, para avaliar qual o melhor opção. Seja Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Estas análises são muito importantes independente da atividade, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços. 

Busque ser para seus funcionários o que talvez seus chefes não tenham sido para você: um verdadeiro líder. Faça o maior esforço possível para reter talentos e mantê-los motivados. 

Você prefere ser empresário ou funcionário? Desenvolver produtos inovadores ou continuar com emprego com carteira assinada? Se optar por ser empresário, conte com um contador experiente sempre que precisar. Esta responsabilidade merece e deve estar em boas mãos. 

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário. Participe da enquete. Compartilhe com seus amigos. Apreciaria muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário