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sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Criando valor aos sócios (acionistas)

Recentemente um de nossos assuntos, foi "Da formação de preço a criação de valor". Há enfoques distintos para criação de valor. No artigo que acabamos de mencionar, nos referíamos a criação de valor pela empresa através dos produtos e serviços. Gostaria de indicar também, este outro tema do nosso Blog: "Como a empresa pode remunerar o sócio?"

O nosso artigo de hoje será: "Criando valor aos sócios (acionistas)". Entenda.


Criando valor aos sócios (acionistas)

O processo de informação contábil tem papel fundamental para que as entidades gerem lucro aos seus acionistas. Ao iniciar a atividade, a empresa começa a vender. Se não gerar lucro, não estará criando valor, estará destruindo. Isto parece tão óbvio quanto afirmar que o objetivo da entidade é obter o lucro. Neste sentido, ressaltamos a importância da eficácia para a gestão. 

Mas, existem alguns conceitos (e muitos cálculos) que irão ajudá-los a entender o que significa criar valor aos acionistas. Então, vamos começar?

Custo de Oportunidade é o que você avalia quando deixa de investir na poupança, por exemplo, para investir na atividade empresarial. Por ter a certeza de que remuneração, prazo e risco serão mais atrativos em relação a esta ou outra opção de investimento. Portanto, quanto deixou de ganhar por não investir na empresa, é o custo de oportunidade neste nosso exemplo. Algumas empresas dedicam uma área de resultados específica para mensurar a rentabilidade dos acionistas.

Uma dúvida comum aos empresários é: quanto vale a minha empresa, o meu negócio? Há cálculos para apurar o valor da Empresa, como se fosse vendê-la para novos proprietários. Neste sentido, propomos um acompanhamento permanente. Não apenas quando há intenção de negociação da empresa. Com o objetivo de nortear sua missão e, para que saibam tempestivamente, se devem manter ou não o investimento.

Os principais métodos para apurar o valor da empresa são: valor contábil, valor de mercado, cotação da ação e o potencial de rentabilidade futura.

1) Para a contabilidade, o valor Contábil da empresa é representado pelo Patrimônio Líquido, com observância aos princípios de contabilidade.

2) Para o mercado, o valor pode ser maior ou menor que o contábil. Depende por exemplo, da continuação da atividade.

3) A Cotação da Ação, para empresas de capital aberto onde o valor da empresa depende da realidade econômica do país, do mercado e do desempenho da empresa.

4) O Potencial de Rentabilidade Futura, método mais adequado para avaliação de empresa pois através de técnicas específicas, serve para avaliar a geração de caixa e retorno do investimento.

Por estas razões, recomendo aos empresários que acompanhem as informações contábeis. Não vejam o profissional contábil apenas como responsável pela apuração dos impostos, cálculos relacionados a folha de pagamentos e obrigações acessórias. 
Assim como outras áreas do conhecimento humano como a Administração e Economia, a Contabilidade também pode orientar suas decisões e ajudá-lo no processo de criação de valor. 

Reforçando que o objetivo deste artigo é o acompanhamento permanente do processo de criação de valor para o sócio (acionista) independente da intenção de negociação. Para isto, há trabalhos especializados de Auditoria (Due Dilligence) e Avaliação de Empresas (Valuation).

Se você gostou deste artigo, inscreva-se no nosso Blog. Deixe um comentário e pergunte algo que acredita que eu possa ajudá-lo. Será um prazer contribuir de alguma forma para que alcance seus objetivos. 

Muito obrigado por nos acompanhar. 
Até a próxima semana!



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