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terça-feira, 20 de setembro de 2016

Balanced Scorecard

Olá, estou muito feliz em contar que temos grandes novidades no nosso Blog!  Você já conseguiu descobrir quais são elas?
Nosso artigo de hoje é sobre Balanced Scorecard, temos os seguintes objetivos: Entender o que é e para que serve, conhecer o enfoque sistêmico do Balanced Scorecard e quais são seus processos. 


O que é Balanced Scorecard e para que serve?

É um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial.

Serve para controlar as metas estratégicas, através de medidas de desempenho financeiras ou até mesmo não financeiras. Através de sua implementação, é possível unir a visão estratégica com as fases de execução e controle.

Enfoque sistêmico:

1) Financeiro, porque o objetivo da empresa que é a visão do lucro como medida da eficácia empresarial. Importante para remunerar adequadamente os sócios (acionistas).  Exemplos de Indicadores: Retorno sobre o investimento (Return On Investment - ROI), Valor Econômico Adicionado (Economic Value Added - EVA) e Lucratividade.

2) Consumidores (clientes), porque representa o componente de saída do processo sistêmico. Exemplos de indicadores: Participação no mercado, aquisição, retenção e satisfação.

3) Processos do negócio, porque é necessário monitorar os objetivos e metas. Exemplos: através da melhoria contínua (qualidade) e otimizar processos de fabricação.  

4) Aprendizado e crescimento, para investir continuamente em recursos humanos e desenvolver capacidades dos funcionários, porque o capital humano é um dos recursos mais importantes do sistema empresa.  Exemplos de indicadores: Satisfação, retenção e produtividade por funcionário.

Processos:

1) Tradução da visão, para os gestores formarem um consenso em torno da visão e estratégia, traduzindo essas diretrizes de forma compreensível em aspectos operacionais e expressá-las no processo integrado de objetivos e indicadores.

2) Comunicação e comprometimento, para os gestores repassarem suas estratégias para toda a empresa, ligando os objetivos empresariais aos departamentos.

3) Planejamento de negócios, para a empresa integrar os planos comerciais e financeiros transformados em indicadores.

4) Feedback e aprendizado, para os empregados e departamentos alcançarem as metas financeiras, através do aprendizado estratégico.
Finalmente, a construção de um mapa estratégico. Utilize os 4 enfoques mencionados (financeiro, consumidores, processos do negócio e aprendizado) e associe a uma forma de mensurar os resultados desejados (metas e objetivos) e quais as iniciativas necessárias.

Algumas das maiores empresas do mundo, um dia já foram pequenas. Para mantermos fiéis aos objetivos de transmitir uma mensagem inspiradora sobre Empreendedorismo, Gestão Empresarial e outros relacionados a minha formação acadêmica, gostaria de indicar a leitura do nosso artigo "Controladoria para Pequenas e Médias empresas. É possível?". Este é um dos nossos maiores desejos, tornar isto possível e ao alcance das pequenas. Lembre-se sempre: "O que pode ser medido, pode ser melhorado".

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Um forte abraço e até a próxima!

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