Compartilhar

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Normas e Princípios de Contabilidade

Estamos as vésperas de mais um dia 22 de setembro, dia do contador. Se você ainda não leu nosso artigo sobre "O papel do contador e o que é contabilidade?", gostaria muito de aproveitar esta oportunidade para indicar esta matéria.

Hoje, nosso tema será: Normas e Princípios de Contabilidade. 




Se você já é um contador experiente, certamente sabe o que os Princípios de Contabilidade representam e a obrigatoriedade de cumpri-los. Mas se for estudante ou empresário, sabe que o conhecimento e o contato com a ciência contábil exige muita dedicação durante toda carreira. Não apenas pelo título de Bacharel em Ciências Contábeis, mas também pelo reconhecimento profissional. Nosso objetivo será aproximar os empresários e estudantes da compreensão destas normas e princípios seguidos pela contabilidade.

Com relação aos Princípios de Contabilidade, quais são?

O Princípio da Entidade é aquele que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade. O Patrimônio da Empresa não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários. 

O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio. 


O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. 

O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

O profissional contábil deverá seguir estes princípios conforme dispõe a Resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

Cerca de dez anos atrás, ouvia muito falar em US GAAP - Generally Accepted Accounting Principles, que são os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos nos Estados Unidos. Algumas multinacionais, em seus processos seletivos, procuravam profissionais que tivessem esta experiência, porque haviam diferenças entre os critérios e Divulgações Contábeis Brasileiros e Norte Americanos.

A partir da Lei 11.638/2007, houve convergência das Normas Internacionais, ou seja, houve uma padronização das Normas para IFRS - International Financial Reporting Standards. As normas contábeis precisaram estar preparadas para atender esta exigência. Foi formado um Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC´s,) com a participação de entidades-membro, com realização de diversas audiências e consultas públicas para discussão destas teorias contábeis.

Aos empresários, desejo que a participação e o acompanhamento das informações, ofereçam subsídios suficientes para que o profissional contábil exerça suas responsabilidades com excelência. 

Aos colegas estudantes, nossos princípios representam a base de toda nossa trajetória. Continuem dedicados ao aperfeiçoamento, seguindo as normas e os princípios, os quais as instituições de ensino os preparam. Sabemos que nossa jornada é desafiadora.

Espero ter alcançado o objetivo de aproximar os empresários e estudantes da compreensão destas normas e princípios seguidos pela contabilidade, de forma satisfatória. 

Se você gostou do nosso artigo, acompanhe meu perfil no Google Plus e inscreva-se no nosso Blog. Apreciaria muito!

Muito obrigado pela leitura e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário