Compartilhar

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Homenagem ao dia dos contadores

Já comentei aqui no Blog tudo isso, mas para mim, é uma honra ser contador. Tomei a decisão de seguir esta carreira aos 15 anos, quando iniciei o curso técnico em contabilidade. De certa forma, um pouco inspirado no meu pai, não apenas por ele ter sido contador também, mas por ser um exemplo a seguir e por tudo que ele representa para mim. 

Hoje, tenho 33. Portanto, já são 18 anos de dedicação profissional e tenho muito orgulho da minha trajetória. Trabalhei nos mais renomados escritórios de auditoria e contabilidade de Curitiba e região metropolitana, incluindo também, empresas multinacionais. 

Tive o privilégio de me formar nas mais conceituadas instituições de ensino, orientado pelos melhores mestres e doutores. 



Parabéns! 22 de setembro, dia do contador.

Ser contador é para quem tem coragem, para quem assume compromissos e responsabilidades. Para quem tem determinação em superar desafios todos os dias. 

É estar constantemente atualizado porque a legislação muda muito. É preciso ser inteligente para interpretar corretamente as complexas normas vigentes em nosso país, evitando contingências.

É para quem sabe conviver com a pressão dos prazos curtos. Para quem tem raciocínio ágil, para não comprometer os resultados esperados e a qualidade do serviço prestado. É para quem é organizado e pontual. 

É suportar burocracias e ineficiências dos órgãos públicos, quando precisa constituir empresas.

É orientar adequadamente os clientes e ajudá-los a cuidar das finanças e do patrimônio das suas empresas. É produzir informações e análises para orientar suas decisões. Além de providenciar os registros contábeis e atender obrigações acessórias, assinar e preparar as Demonstrações financeiras e passar aos usuários, informações úteis para decisão.

É desenvolver e cumprir controles internos para prevenir riscos de autuações e multas quando há fiscalização. Não são poucas, Municipal, Estadual, Federal, Trabalhistas, Auditorias, etc... 

Achei oportuno este tema de hoje também para desmitificar o que foi divulgado nesta semana, de que nossa profissão corre o risco de estar extinta em 2025. Entendo que o intuito daquela publicação pode ter sido apenas de que a evolução tecnológica tende a simplificar algumas rotinas, mas jamais a importância da contabilidade para as empresas. Não acredito que para os profissionais que atuam com ética e respeito a classe profissional esta extinção possa ocorrer. 

Por todos estes motivos, que nossos princípios são a base da nossa trajetória. Somos verdadeiros heróis, não é mesmo? 

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Apreciaria muito.

Muito obrigado por acompanhar nosso Blog.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário