Compartilhar

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Controle orçamentário

Agradecemos por acompanhar nosso Blog! Recente escrevemos um artigo sobre "O que é controle interno?". Abordamos alguns conceitos iniciais necessários para entender uma das funções administrativas, que é o controle. 
Lembramos também, outro artigo relacionado ao nosso assunto de hoje que foi: "Controladoria para pequenas e médias empresas. É possível?" 
Nosso tema de hoje, terá ênfase no controle orçamentário. Se você ainda não leu nossos artigos anteriores, gostaria de aproveitar esta oportunidade para indicá-los. 




O que é controle orçamentário?

Etapa posterior ao plano orçamentário, é através do controle orçamentário que a controladoria busca entender as razões das variações, que podem ser decorrentes de dois elementos basicamente: preço real diferente do orçado ou quantidade real diferente da orçada. 

Objetivo do controle orçamentário é identificar e analisar as variações ocorridas, corrigir erros e se necessário, ajustar o plano orçamentário.

As responsabilidades são dos gestores de cada área, mas o controle orçamentário é um recurso necessário para propor as ações corretivas, tanto para os gestores como para a empresa. 

Neste sentido, destaca-se a importância da atuação do Controller. Para que seja possível produzir boas análises, deve deixar claro como será a política de relacionamento. 
Primeiro oferecer apoio técnico aos gestores de áreas cuja experiência pode não estar relacionada a área de finanças. 
Em segundo lugar, obter em troca, qualidade nas informações. 
Deve evitar ao máximo atuar de forma punitiva, pois assim enfraquecerá sua atuação. Até mesmo porque, para que este controle seja efetivo, dependerá e muito da qualidade das informações obtidas nos ambientes interno e externo.  




Seus relatórios, por tipo de despesa, receita e centros de custos, deverão avaliar:

1) Valores orçados para o mês corrente, os valores contabilizados e a variação entre o orçado e o realizado;
2) Valores orçados acumulados até o mês corrente, os valores contabilizados e a variação entre o orçado e o realizado;
3) Demais informações, como por exemplo: a variação percentual do mês, variação percentual acumulada até o mês, total do orçamento do ano (budget) e a soma dos dados reais até o mês mais o restante do ano (forecast).

Este modelo comparativo, também se aplica as demais peças orçamentárias, bem como os demonstrativos contábeis projetados. 

Para que seja útil, é importante que sejam concentrados os esforços nas variações relevantes. Devido a relação custo/benefício da informação contábil e o tempo necessário para análise.



Qual resultado que o controle orçamentário proporciona é mais importante
O desenvolvimento da cultura de acompanhar o que foi planejado e orientar previamente as decisões? Nem sempre as metas estão no rumo do plano. 
Seria então a revisão do plano para poder alcançar as metas? Pode ser, quando necessário. 
Sem dúvida, um dos principais benefícios que o controle orçamentário proporciona é promover a interação entre os membros da administração. Fazer que o capital humano trabalhe com sinergia em benefício da entidade e alcançar juntos os melhores resultados.

Se você gostou deste artigo, por favor, compartilhe com seus amigos. Apreciaria muito.

Desejo a vocês um bom feriado, até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário