Compartilhar

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Você sabe se sua empresa está dando lucro?




Você sabe se sua empresa está dando lucro?

Infelizmente, muitas empresas encerram suas atividades precocemente. Normalmente, as principais justificativas são: a elevada carga tributária, a concorrência, a crise, entre outros. 

Por que escrever sobre isto é importante? Poucos empresários reconhecem que o problema pode estar na má gestão. Em alguns casos, até confunde-se o que pertence a empresa com o que pertence aos sócios. Embora não tenha a pretensão de esgotar o assunto, seguem algumas dicas básicas para você saber se a sua empresa está dando lucro.

Com um planejamento adequado, é possível avaliar os resultados. Prepare seus controles internos e se necessário for, consulte um especialista em finanças, contabilidade e administração. Imagino que se você estiver começando, um roteiro básico seria:

1. Quando você forma o preço dos seus produtos, você calcula o ponto de equilíbrio? Com que frequência revisa sua margem de contribuição? Monitora seus indicadores de performance de gestão?

2. Com relação ao regime tributário, qual opção é melhor para sua empresa: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real? A atual, continua sendo a melhor? 

3. Confere os resultados do seu planejamento com os registrados contabilmente? Conhece e analisa a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)? Disponibilizar corretamente relatórios e documentos ao contador, poderá te ajudar muito, quando agendar suas reuniões gerenciais periódicas.

4. Conhecer bem todos os custos fixos e variáveis. Bem como os impostos incidentes sobre a venda, seja ICMS/ISS, PIS e COFINS. Lembrando também das despesas operacionais, que são aquelas essenciais para a atividade. 

5. Percebo que alguns empresários tem dificuldade em compreender a diferença entre regime de caixa e regime de competência. "Caixa" representaria basicamente, o fluxo financeiro para os recebimentos e pagamentos. "Competência" significa atribuir as receitas e as despesas ao período que efetivamente incorrem, para aspectos contábeis. 
Portanto, o lucro líquido (contábil) que consta no resultado do exercício, não refere-se ao disponível "no caixa". 

Grandes empresas conseguem contratar os melhores profissionais e consequentemente, obter qualidade nas informações. O esforço para as pequenas empresas é enorme, muitas vezes por questões financeiras. Há tantos assuntos a priorizar, que falta condições favoráveis a novos investimentos, comprometendo assim a qualidade das informações para análise.

Se você acha que seus amigos também gostariam de ler esta matéria, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito.

Forte abraço e uma boa semana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário