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sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Da formação de preço a criação de valor

Este é um dos meus assuntos favoritos. Estava ansioso para escrever um artigo com este tema. Finalmente, este dia chegou.

Veja quais são os conceitos fundamentais, desde a formação do preço até a percepção de valor pelo cliente. 


Como formar preço?

Uma dúvida comum dos empresários é: ter um preço atrativo que permita vender em grandes quantidades ou vender pouco, porém, com valor agregado.
Normalmente, a estratégia de oferecer o mais barato esbarra em um problema, que é a qualidade.
Conhecendo o perfil dos seus clientes, é possível definir uma estratégia para atendê-los. Isto começa com uma boa pesquisa de mercado. 

Mas, quais seriam as principais ações para formar adequadamente o preço?

A primeira ação, é anotar em um papel em branco: 
Qual é o meu produto ou serviço?
A quem oferecê-lo? 
A que preço? 
Qual o problema que meu produto ou serviço irá atender?

A segunda ação, é conhecer quais são os cálculos fundamentais para determinar como formar preço. Saber quais são os impostos incidentes, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços. 

Mas, você sabe como oferecer a um preço justo?
Formar o preço, começa com o conhecimento de seus custos e definição da sua política de preços. Analisar e revisar frequentemente: lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio (Break Even Point).

E quais são os conceitos fundamentais, desde a formação do preço até a percepção de valor pelo cliente? 
1) "Lucratividade é a relação entre as receitas e os custos gerados ao se usar os ativos da empresa". Como calcular? 
(Lucro Líquido/ Receita Bruta) x 100
2) "Rentabilidade é a remuneração do capital próprio". Como calcular? 
 (Lucro Líquido/ Patrimônio Líquido) x 100 
3) "Margem de contribuição é a quantia com que cada unidade vendida contribui para pagar os custos fixos". Como calcular?
Margem de Contribuição = Preço de Venda - Custos e Despesas Variáveis
 % Margem de Contribuição = (Margem de Contribuição/ Preço de Venda) x 100
4) "Ponto de equilíbrio, é o número de unidades que devem ser vendidas para cobrir todos os custos fixos". Como calcular?
Volume do ponto de equilíbrio = Custos fixos / Margem de Contribuição Unitária
Finalmente, para a criação de valor, citamos o que você deve ter sempre em mente:
1) "Seus clientes pagarão o valor justo, somente quando perceberem que o benefício gerado supera o valor do custo".
2) "Ofereça tanto valor, que as pessoas vão se preocupar se estão pagando o suficiente para você".
Se você acha que seus amigos também gostariam de ler esta matéria, por favor, compartilhe com eles. Apreciaria muito.

Um forte abraço e até a próxima semana!


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