Compartilhar

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O papel do contador e o que é contabilidade

Uma das definições que mais me agrada sobre contabilidade, aprendi em 1998 quando ainda cursava o técnico em contabilidade. Decorei e nunca mais esqueci: "É a ciência que estuda, registra, controla, analisa e informa sobre o patrimônio da empresa".  

Se você acompanhou nosso artigo anterior sobre "O Profissional Contábil e o Código de Ética", não pode perder este. Irá ajudá-lo a entender melhor as responsabilidades e habilidades necessárias ao profissional contábil.


Mas afinal, para que serve a contabilidade?

A contabilidade, através de suas técnicas específicas, serve para registrar todos os atos e fatos administrativos, demonstrar os saldos em balancetes mensais e nas Demonstrações Financeiras. Hoje, os livros Diário, o Razão, entre outros, estão em versões eletrônicas (digitais). 

Alguns empresários o conhecem como o responsável pela emissão de guias e documentos de arrecadação federal, estadual e municipal. Citamos a GPS (Guia da Previdência Social), DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal), a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná) e para Prefeitura Municipal de Curitiba, o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

As obrigações acessórias ainda consomem muito tempo deste profissional, que além de atuar em diversas especialidades, poderiam ser mais participativos e orientar as decisões mais importantes da empresa.

Com o passar dos anos, a profissão evoluiu e continua evoluindo muito. Recentemente, até passamos por uma adequação às Normas e Padrões Internacionais: International Financial Reporting Standards (IFRS).

Citamos outras importantes responsabilidades atuais:

1) Escrituração Fiscal Digital Contribuições (PIS e COFINS) e Escrituração Fiscal Digital (ICMS/ IPI). 
2) Escrituração Contábil Digital (ECD), Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).
3) Ainda, a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).
4) E por último, as mais importantes: O Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA), e ainda as Notas Explicativas.

Sua principal função é produzir informações úteis aos usuários (sejam eles internos ou externos) para que sejam tomadas decisões. 
O perfil procurado para o profissional, exige habilidades avançadas em informática, como o uso de Sistemas de Gestão ERP (Enterprise Resource Planning), o pacote da Microsoft Office (ou equivalentes) principalmente planilha eletrônica como Excel. Nos cargos mais avançados, bons conhecimentos em Sistemas de Business Intelligence (BI).

Destacamos a importância do inglês, porque algumas multinacionais dão preferência em suas contratações aos candidatos capacitados em uma língua estrangeira, para reportar as informações locais a nível global.

Uma das mais importantes  habilidades é a interpretação e atualização as normas legais vigentes, sejam elas trabalhistas ou tributárias. Esta é uma das mais complexas, pois muda constantemente.

Muita organização para classificação de documentos, capacidade em cumprir prazos que quase sempre são curtos.

Enfim, um contador pode atuar ainda, como professor, empresário de escritório contábil, auditor independente, consultor, perito contábil, especialista em cálculos tributários, especialista em cálculos trabalhistas, entre várias outras.

Gostou deste artigo? Não deixe de comentar, compartilhar, curtir e seguir o Blog.

Muito obrigado e até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário