A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento onde registram-se todas as atividades do trabalhador. Nela são anotadas as férias, alterações salariais, data de admissão e rescisão, entre outras.
O nosso tema de hoje é sobre as rotinas trabalhistas e documentos necessários para a admissão de funcionário. Veja quais são os documentos necessários:
Quais são os documentos necessários para admissão do funcionário?
1) Carteira de Trabalho e Previdência Social
2) Cédula de Identidade (RG)
3) Título de eleitor
4) Certificado de Reservista
5) Cadastro de Pessoa Física (CPF)
6) Exame médico admissional
7) Foto 3 x 4
8) Certidão de casamento
9) Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos,
10) No caso do salário família: caderneta de vacinação, comprovação de frequência escolar.
Com estes documentos, o empregador manterá no livro registro de empregados, fichas ou sistema eletrônico, todas as informações dos empregados.
Também deverá manter a carteira atualizada: na data-base, quando solicitado pelo trabalhador, na rescisão ou quando houver necessidade de comprovação perante a Previdência Social.
Nos últimos anos, surgiram novas necessidades de adaptação as rotinas. Como por exemplo o "ponto eletrônico", que substituiu o "cartão ponto".
Sempre foi necessária uma atenção especial para todas as rotinas trabalhistas. Principalmente agora, quando o assunto do momento é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que exigirá uma nova adaptação a rigidez sobre as informações prestadas.
Estas mudanças representam uma nova forma de relacionamento entre o fisco e o contribuinte, mais moderna. Por isso é importante estar atento a todas as rotinas, desde a admissão do funcionário.
Em breve, mais novidades sobre o tema. Obrigado por nos acompanhar.
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Um forte abraço e até a próxima semana!
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