Compartilhar

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

4 dicas para abrir sua empresa investindo pouco dinheiro

4 dicas para abrir sua empresa investindo pouco dinheiro é um artigo para você que gostaria de montar sua empresa, mas tem poucos recursos financeiros. Hoje vamos ajudá-lo e entender como pequenas economias podem se transformar em uma verdadeira fortuna.



4 dicas para abrir sua empresa investindo pouco dinheiro

Para começarmos, quanto é pouco dinheiro para você? O que é pouco para uns, pode ser muito para outros. Imagine o seguinte cenário: Você não tem clientes, não tem uma sede e o seu ramo de atividade exige muitos investimentos. Mas você tem bastante experiência na sua área, tem muita força de vontade e determinação para começar seu próprio negócio. 

Se você se identificou com pelo menos uma das situações que mencionamos agora a pouco, este artigo é para você. Vamos começar?

1) Pesquise muito.  

A informação é nossa primeira dica. Pesquise sobre o ramo que pretende investir, compare com outros que possam exigir investimentos menores (exceto se não possuir experiência). 
Estude a lucratividade, rentabilidade e faça um mapeamento de todos os riscos do ramo de atividade. Pesquise fornecedores (teste sua pontualidade de entrega, preços e se outros consumidores estão satisfeitos). 
Faça a lista dos principais bens necessários para compor o ativo imobilizado, pesquise preços e condições de pagamento. Avalie se é realmente necessário adquiri-lo e se isto precisa ser agora. É possível substituir por algo que você já tem em casa, por exemplo?
Se você já leu nosso artigo sobre Planejamento Financeiro, você já sabe a importância. Isto irá ajudá-lo a encontrar algumas respostas com a nossa próxima dica.

2) Forme parcerias.

Abrir uma empresa exige várias habilidades em diversas áreas como finanças, comercial, produção, entre outras. Não tem como ser muito bom em tudo, não é mesmo? 
As parcerias irão ajudá-lo com as habilidades que você ainda precisa desenvolver. 
O problema da falta de capital pode ser solucionado da seguinte forma: através de parcerias estratégicas, busca de um sócio investidor ou estruturar aos poucos sua empresa enquanto você ainda é funcionário.
Uma sugestão para gastar pouco se você ainda não possui uma sede, é utilizar um espaço coworking, se possível para sua atividade.
Quem não tem dinheiro nem mesmo para divulgação, deve atrair consumidores de alguma forma. Caso contrário, não sobreviverá. 

3) Tempo é dinheiro.

Programe sua agenda de forma a aproveitar o bem mais precioso que existe, o tempo. 
Faça apresentações objetivas, trace um roteiro dos possíveis clientes que pretende visitar. Se possível, concentre em uma região específica. Imagine você andando de carro, no preço que está o combustível atualmente, sem se preocupar em aproveitar da melhor forma a sua rota? Que desperdício de dinheiro, não é mesmo?
Utilize a internet e aplicativos sempre que possível para evitar gastos desnecessários.
Seja organizado. Isto pode fazer a diferença na hora de montar um negócio. Crie um checklist e um cronograma de ações, defina datas para fazer sua empresa acontecer. Você é responsável pelos seus resultados, seja exigente com você.

4) Busque a opinião de especialistas.


A habilidade do contador com as finanças da sua empresa, irá ajudá-lo a concentrar esforços em outras áreas estratégicas da sua empresa. Por exemplo, a área comercial. 
A abertura de empresas é um processo demorado, geralmente leva mais de 30 dias para constituir. 
Seu contador também saberá orientar a melhor forma de constituir. Por exemplo, qual será a melhor opção tributária. 
Conte com profissionais experientes pois esta responsabilidade deve e merece estar em boas mãos.

Você sabe como fazer os melhores resultados da sua empresa aparecerem? Podemos te ajudar com isso. Conte com quem é especialista no assunto.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos. Apreciaria muito. Deixe seu comentário e aproveite esta oportunidade para esclarecer dúvidas e propor temas do seu interesse.

Muito obrigado por nos acompanhar! Um forte abraço e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário