Compartilhar

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Como melhorar os resultados financeiros da sua empresa?

Como melhorar os resultados financeiros da sua empresa é um artigo que escrevemos para profissionais da área financeira que buscam se desenvolver e corresponder as atuais necessidades do mercado de trabalho. 

Pensamos também, nos empresários que buscam uma solução para melhorar seus resultados e profissionalizar sua gestão financeira.

Se é isto que você quer, você está no caminho certo. Lendo a este artigo, você vai descobrir:

1) Por que é uma das profissões mais procuradas na atualidade?
2) Quais são as principais responsabilidades do analista financeiro?
3) O que você precisa fazer para se destacar profissionalmente?
4) Como melhorar os resultados financeiros da sua empresa?
5) Por que investir em treinamento e desenvolvimento?
6) Por que terceirizar?


1) Por que é uma das profissões mais procuradas na atualidade?

As empresas buscam profissionais que atuem com inteligência financeira. Ou seja, pessoas capazes de orientar decisões para otimizar os recursos financeiros, que muitas vezes podem ser escassos.

A área de recursos humanos, em conjunto com o líder imediato, devem estar atentos as necessidades da equipe para alcançar o máximo desempenho dos colaboradores.

É uma profissão muito procurada atualmente porque há uma grande necessidade nas empresas de encontrarem soluções simples para situações complexas.
Segundo pesquisa realizada pela Robert Half, indica que em 2019 "as empresas devem pensar menos em corte de custos e dar mais relevância para áreas que geram valor aos negócios". É por isto que "profissionais de planejamento financeiro, principalmente os com perfil mais comercial, tendem a ser bastante disputados. Entre os analistas, cargos com foco em lançamento de produtos, vendas e análise de negócios terão destaque". 1
(VARELLA, 2018)
Considerando a competitividade que as empresas enfrentam atualmente, este profissional assume um papel de protagonista nas decisões estratégicas da organização. Avaliando cenários comparativos para fundamentar decisões.

2) As principais responsabilidades do analista financeiro

O que se espera deste profissional? Quais são suas principais responsabilidades? Como encontrar funcionários compatíveis com o perfil requerido pela função ou ser encontrado por eles? 

O planejamento das atividades pode ser definida através do desenho de cargos em conjunto com a assessoria em Recursos Humanos da empresa. Para que o processo de recrutamento e seleção seja assertivo, busque e encontre dentre os candidatos, aquele com o perfil desejado capaz de corresponder as necessidades da empresa. Exemplo de descrição de atividades:
"Realiza o planejamento de toda a rotina financeira, acompanha recebimentos e pagamentos efetuados, analisa o fluxo de caixa e elabora projeções de faturamento a fim de identificar melhorias no desempenho econômico-financeiro da empresa." 2
(CATHO)
Segundo DA SILVA, esta é uma das nove profissões mais procuradas na atualidade porque: 
"Tem como principal responsabilidade o processo orçamentário, o acompanhamento dos resultados da empresa e as análises de desempenho do negócio. Responsável por estudar o cenário econômico, realizar o planejamento orçamentário da empresa, acompanhar e controlar os resultados alcançados." 3
(DA SILVA)
Agora que já sabemos suas responsabilidades e porque é uma importante função dentro da empresa, como encontrar ou ser encontrada pelos melhores profissionais? 

Nossa recomendação é evitar "soluções caseiras" como indicações. O que pode ser bom para uns, pode não ser bom para outros. Em alguns casos, pode até dar certo, mas é muito mais seguro um processo seletivo criterioso. Afinal, todos nós sabemos quanto custa uma contratação errada e este profissional assumirá responsabilidades importantes. 



3) O que você precisa fazer para se destacar profissionalmente?

Atualmente, fazer "apenas o suficiente" não significa mais estabilidade ou crescimento profissional. É necessário ir além. Desenvolver habilidades fundamentais para se destacar e conquistar promoções. Vale a pena refletir:

Se seu momento profissional fosse exatamente como deseja, como seria? Você teria valorização financeira e salarial? Você seria reconhecido por suas habilidades técnicas e por desempenhar com excelência suas responsabilidades? 

Se você busca desenvolvimento pessoal e profissional, temos uma boa notícia! Simplesmente pelo fato de pesquisar ou acessar o link deste artigo, estará na frente de muitos que não fizeram o mesmo. É isto que o mercado de trabalho busca. Parabéns! 

Agora, já pensou quanto tempo por semana ou por mês, você se dedica de verdade para desenvolver novas habilidades? Sim, quantos livros da sua área de atuação você lê? Quem são aqueles que te inspiram a ser cada dia melhor? Quanto você está disposto a investir em um treinamento para alcançar seus objetivos profissionais? Se você conseguisse chegar lá, como você se sentiria? 

Para se destacar profissionalmente, o mercado de trabalho tem valorizado o perfil comportamental. Ou seja, pessoas com iniciativa, liderança, capacidade em administrar conflitos, administração do tempo (senso de urgência), senso crítico, habilidades de negociação, comunicação eficaz, são alguns exemplos das características que estão no artigo que escrevemos sobre estas competências [clique aqui para saber mais...]


4) Como melhorar os resultados financeiros da sua empresa?

Muitas empresas enfrentam momentos de estagnação e a grande maioria delas até desconhecem seus resultados.  

O papel do analista financeiro é apurar os motivos e indicar soluções. Muitas vezes a causa geradora destes problemas pode ser a falta de controle, não tomar conhecimento em tempo hábil de que podem estar com problemas, ou até mesmo por não saber como resolver do jeito certo com os recursos disponíveis. 

Outro fator que pode ser um dos grandes motivos de enfrentar dificuldades é o acúmulo de responsabilidades que tomam o tempo do empreendedor. Ter que fazer de tudo ao mesmo tempo. Isto impossibilita atuar com foco. Sem foco, podem ocorrer erros e riscos. Cometendo erros, podem ser consumidos recursos de forma desnecessária. Em casos mais graves, isto pode afetar a continuidade do negócio. 

Com pouco tempo, fica mais difícil avaliar as melhores alternativas de solução através da construção de cenários para escolher as melhores opções. 

Algumas dicas úteis são:

1) Para melhorar o resultado financeiro da sua empresa, produza análises. Se possível, formalize através de um relatório os fatos relevantes ocorridos no período. Se não souber como fazer, não é nenhum pecado pedir ajuda a quem saiba, não é mesmo?

2) Outra técnica fundamental, é a definição e acompanhamento de indicadores. Através deles, é possível descobrir como melhorar a performance de gestão. 

3) Aplicar controles eficazes para identificar e minimizar eventuais riscos de erros ou fraudes. 

4) Monitorar de forma sistemática a estrutura de custos e despesas, formação do preço de venda, ponto de equilíbrio e capital de giro. 

5) Mapear os principais fornecedores e definir uma periodicidade ideal para revisão de cotações.

6) Análise de investimentos capazes de gerar os melhores retornos. 

7) Avaliação das melhores fontes de financiamento de recursos para suprir eventual necessidade de capital de giro. 

8) Se houver um novo projeto, realizar um estudo criterioso de sua viabilidade. 
"Se você acha que pode, ou se você acha que não pode, você está certo". 4
(HENRY FORD)
Muitos costumam afirmar que as dificuldades concentram-se na concorrência, no governo (devido a elevada carga tributária, taxa de juros e aos encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento). Enquanto alguns apontam justificativas para suas limitações ou fracassos, outros, nas mesmas condições ou até piores, estão realizando algo grandioso. 

Quanto você está comprometido para melhorar o resultado financeiro? Você realmente sabe que tipo de empresa vai querer, se é a que realiza ou a que aponta justificativas? 

5) Por que investir em treinamento e desenvolvimento

É uma boa forma de demonstrar receptividade aos novos colaboradores, para se adaptarem à cultura e aos valores da empresa. Demonstrar que ele estará amparado e acolhido para sentir-se à vontade e contribuir com seu potencial. 

Na etapa posterior, avaliar se está oferecendo ferramentas adequadas de trabalho, monitorando periodicamente o que pode ser feito para facilitar suas rotinas e ajudando a atingir os resultados desejados. 

Investimentos em treinamento e desenvolvimento motivam e valorizam seus funcionários e os deixam mais qualificados para exercer suas funções. Especialmente quando se trata da área financeira, que é uma das mais importantes da empresa por se conectar com todas as demais. Mais um forte motivo, essencial para apoiar aos demais setores, que dependem de orientações e informações precisas, por não entenderem de finanças. 

Quanto mais motivados, valorizados, qualificados e reconhecidos seus funcionários se sentem pelos seus esforços, melhor eles atenderão seus clientes. 

Como resultado, isto diminuirá o índice de reclamações dos clientes, devoluções, retrabalhos, absenteísmo e turnover (rotatividade). Sua empresa torna-se mais produtiva, competitiva e evita a exposição a riscos à imagem da companhia, que em alguns casos podem ser irreparáveis. 

A melhor notícia é que clientes mais satisfeitos com o atendimento da sua empresa, vão recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas e empresas. Isto aumentará seus lucros. 

Pensando em aumentar seus lucros, customizamos um treinamento para analistas financeiros. Desenvolvemos uma metodologia, formalizando um programa de trabalho para a área financeira, específico para atender as necessidades da sua empresa.


6) Por que terceirizar?

Outra alternativa, para que sua empresa possa focar em assuntos estratégicos, é delegar. 

Terceirizar pode ser uma ótima solução para empresários e sócios que reconhecem a falta de conhecimento suficiente na área financeira para fundamentar decisões e também reconhecem a importância dos controles. 

1) Valoriza seu tempo para dedicar-se a assuntos estratégicos e em assuntos que são realmente bons, aumentando a produtividade de 65 a 95% em diversos processos, o que contribui para potencializar as vendas.

2) Através da gestão financeira profissional, a empresa ganha organização do processo de pagamentos e recebimentos. Isto contribui para que exista previsibilidade do fluxo de caixa, capital de giro e necessidade de capital de giro.

3) Mais organizada, evita erros, atrasos, viabiliza a atuação com planejamento e o controle orçamentário.

4) Outra vantagem importante, é que evita emissões de notas fiscais incorretas e consequentemente, riscos tributários. O que contribui para uma adequada escrituração contábil e fiscal.

5) Maior capacidade de análise de desempenho dos negócios, orientando as melhores decisões de investimento e financiamento.

6) Evita erros, atrasos ou até mesmo pagamentos indevidos.

7) Contando com a experiência de um especialista, terá melhores condições de negociar taxas e tarifas com as instituições bancárias para reduzir custos.

8) Este suporte auxilia a identificar os principais grupos de gastos da empresa.

9) Facilidade na implantação e parametrização de sistema de gestão, conectando todas as áreas da empresa e facilitando a comunicação entre elas. 

10) Formaliza procedimentos internos, define limites de autonomia conforme as políticas de aprovação de ordens de compra e pedido de compra. 

11) Orienta através de um mapa de cotações de preços dos fornecedores a decisão da melhor opção de negócio, prazos, forma de pagamento e condições de desconto.

12) Estuda a formação de preço de venda, margens de lucro, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio, acompanha as projeções de faturamento com a equipe de marketing e as metas da equipe vendas.


Referências:

1 VARELLA, Cláudia. Pesquisa mostra profissões em alta em 2019; salário chega a 26 mil. Disponível em: < https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2018/10/18/profissoes-cargos-em-alta-proximo-ano-pesquisa-guia-salarial.htm > Acesso em: 31/12/2018, às 13:15 h. 

2 CATHO. Guia de profissões: Analista financeiro. Disponível em: < https://www.catho.com.br/profissoes/analista-financeiro/ > Acesso em 01/01/2019, às 10:45 h.

3 DA SILVA, Juliana Américo Lourenço. As nove profissões mais procuradas no mercado de trabalho. Disponível em: < http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/3862603/profissoes-mais-procuradas-mercado-trabalho > Acesso em: 02/11/2018, às 13:20h. 

4 Frases de Henry Ford. Disponível em: < https://citacoes.in/autores/henry-ford/ > Acesso em 01/01/2019, às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário